AGENDA DA SOCIEDADE FILARMÔNICA XV DE NOVEMBRO

sábado, 4 de junho de 2011

A FILARMÔNICA 15 DE NOVEMBRO REALIZA O PROJETO MUSICA E TECNOLOGIA PARA SEUS ALUNOS DE MÚSICA.

PROJETO MÚSICA E TECNOLOGIA

JUSTIFICATIVA

A Sociedade Filarmônica XV de Novembro da cidade de Miguel Calmon oferece aulas de música gratuitamente, junto às crianças e adolescentes da sociedade calmonense. Desde sua origem, vem buscando percorrer um caminho cada vez mais facilitador da sua missão. Na história da Banda de música, pulsam muitos corações e muitos sonhos são acalentados. Nela, há muitas estrelas especiais que carregam a história de lutas que ajudam e incentivam a mudar a situação das crianças e adolescentes. E, para continuar esta mudança, o diretor musical e regente Marlus Muriel criou o Projeto “Música e Tecnologia”.

Sendo assim a Tecnologia e música combinadas são fortes agentes de desenvolvimento e socialização, pois podem atuar de maneira bastante ampla na formação dos adolescentes e jovens. A informática na sociedade atual está causando um grande impacto, e hoje está fazendo parte de nossa realidade. É nela que encontramos estampada a exigência do mercado no sentido de conhecimentos e noções básicas de informática para a inserção no mundo do trabalho, como instrumento essencial para a formação neste novo contexto social, político, econômico a fim de desenvolver as habilidades, tornando nossos adolescentes membros ativos e preparados para enfrentar a sociedade.

Pretende-se que os participantes sejam estimulados a utilizar aquilo que já desperta o seu interesse, a música e a tecnologia, como forma de qualificação profissional e combate à ociosidade que culturalmente já afeta os indivíduos deste município.

Este é o grande desafio da Sociedade Filarmônica XV de novembro proporcionar aparti de 2011 aos seus alunos de música: crianças, adolescentes, adultos ou idosos o contato direto com o computador, além de oportunizar a inserção nesta nova realidade tecnológica. Onde entendemos que o computador deve

estar a serviço do homem e de sua vida, fazendo parte de um contexto das relações entre o homem e a sociedade.

OBJETIVO GERAL:

Oferecer aos alunos da Banda de Música, chamada de Sociedade Filarmônica XV de novembro um curso de informática, a fim de prepará-los no campo da Informática, contribuindo para que, futuramente, eles possam dar continuidade à sua formação na busca da cidadania e inserção no mercado de trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Desenvolver a informática como processo educativo, destinado às crianças, adolescentes, adultos ou idosos atuantes da Filarmônica XV de Novembro na compreensão de que a informática deve buscar desenvolver o indivíduo em suas habilidades no campo da pesquisa e outros.

· Identificar o funcionamento dos programas de computador, na construção de conhecimentos.

· Propor a aquisição dos conhecimentos sobre a informática básica e avançada, levando-os a utilização dos recursos que levem a investigação e a pesquisa.

· Proporcionar a interdisciplinaridade na execução dos recursos básicos da informática, permitindo a busca de inclusão de todos numa educação democrática.· Entender as aulas de informática como possibilidade de aplicação na área educativa, explorando e analisando os programas e o uso adequado da internet.



PÚBLICO ALVO

· Alunos da Banda de Música da Sociedade Filarmônica XV de Novembro da cidade de Miguel Calmon.



PARCEIROS

Prefeitura de Miguel Calmon junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social e o Ministério das Comunicações do Governo do estado da Bahia. Professor de Informática: Márcio Santos da Silva e o Secretário Municipal: Giovane Nascimento de Souza

DURAÇÃO DO CURSO DE INFORMATICA

· A duração do curso será de 6 (seis) meses.

METODOLOGIA UTILIZADA

Para a haver a escolha dos beneficiados com o Projeto Música e Tecnologia haverá uma seleção dos melhores alunos da escola de Música da Sociedade Filarmônica XV de Novembro, através do professor e regente Marlus Muriel, responsavel pelo projeto Música e Tecnologia, sendo observados fatores como: a renda familiar, o comportamento e freqüência na escola de música, além do comportamento e notas na escola pública.

Serão selecionados 10 (dez) alunos/músicos para participarem do curso informática.

No final do projeto, cada aluno/músico participante do curso de informática oferecido pela Sociedade Filarmônica XV de Novembro em parceria com a Prefeitura Municipal de Miguel Calmon receberá um certificado de participação no curso de informática.